Smaller Default Larger

PRODEQUI – Uma história de 10 anos de atuação na Prevenção ao Uso de Drogas

O PRODEQUI, completará uma história de 10 anos na realização do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas por meio da parceria firmada entre a Universidade de Brasília (UnB), a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e o Ministério da Educação (MEC), desde 2004, quando aconteceu a primeira oferta do curso.

O PRODEQUI em suas atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão junto ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia/UnB, assume a responsabilidade técnica do Projeto e responde à missão acadêmica da Universidade de construção de conhecimento, divulgação de tecnologias sociais no âmbito das políticas públicas e à tradição extensionista de democratização do conhecimento científico por meio da oferta de cursos de extensão universitária.

Nesse sentido, o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas representa o coroamento da produção científica desenvolvida no decorrer de duas décadas por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão integradas na área de prevenção e dependências químicas, por meio da atuação de diversos professores, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação do curso de Psicologia e também profissionais de outras áreas que colaboraram e atuaram na concepção e realização do projeto ao longo das cinco edições.

Por sua vez, a cada edição abrem-se espaços de pesquisas que retroalimentam a prática preventiva num processo dialético de construção do conhecimento e intervenção. Neste sentido, no contexto do curso, diferentes produções científicas, entre elas dissertações de mestrado, doutorado e artigos científicos, são realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura/PPG/PSiCC/IP/UnB.

Relacionamos, a seguir, alguns dos projetos já realizados:

• Projeto de pesquisa-ação e de extensão permanente: Construindo Redes Sociais: metodologia de prevenção da drogadição entre adolescentes de famílias de baixa renda do DF. Apoio CNPq/PIBIC e FAP/DF (1991/1998).
  • Projeto intervenção-pesquisa: Terapia familiar e Drogadição na Adolescência: o tratamento da demanda. Apoio CNPq (1997/1999).
  • Curso de Extensão: Redes de Multiplicadores para Prevenção da Drogadição e DST/AIDS – Centro de Treinamento da Região Centro-Oeste: capacitação de 300 profissionais de instituições governamentais e não governamentais/convênio com a CNDST/AIDS do Ministério da Saúde e UNDCP (1995-1998).
  • Curso de Extensão: Prevenindo a Drogadição entre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua do Distrito Federal: capacitação de 100 educadores sociais/convênio com COSAM/Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde e UNDC (1998-1999).
  • Curso de Extensão a Distância: Prevenção ao Uso de Drogas – Diga Sim à Vida:capacitação de 30 mil profissionais, convênio com SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (1999-2000) em parceria com o CEAD/UnB.
  • Projeto FENIX de intervenção-pesquisa: atendimento psicossocial de 100 adolescentes em conflito com a lei e suas famílias e capacitação de 40 profissionais executores de medida socioeducativa, convênio com a SEAS/DF e VIJ/TJDFT, em parceria com o Hospital Universitário de Brasília/HUB (2002/2003).
  • Projeto de pesquisa intervenção – Prevenção ao Uso de Drogas entre Adolescentes Escolares do DF: apoio FAPDF (2004-2006).
  • Curso de Extensão Universitária no Contexto de Educação Continuada dos Educadores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal: Capacitação de 600 profissionais de nível superior e médio vinculados à execução de medidas socioeducativas do quadro de servidores do Distrito Federal. Convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e o Governo do Distrito Federal/Secretaria de Justiça (2009).
  • Curso a Distância de Prevenção ao uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas: convênio com SENAD e MEC – capacitação de educadores em todo o Brasil, em parceria com CEAD/UnB (de 2004 a 2014):

Primeira Edição/piloto - 2004

Foi realizada para 5 mil educadores e 1103 escolas distribuídas por o todo território brasileiro.

Segunda Edição - 2006/2007

Foram oferecidas 20 mil vagas com aprovação de 13.426 educadores, representando 67% do total de inscritos em todo o Brasil.

Terceira Edição - 2009

Foram selecionados 24.583 educadores-cursistas. O número de aprovados foi de 14.601 distribuídos em diferentes estados brasileiros.

Quarta Edição - 2010/2011

Na quarta edição, foram selecionados 23.294 educadores de 3.357 escolas, entre 74.667 inscritos de todos os estados brasileiros.

Quinta edição (2012/2013)

Na quinta edição, atendendo a meta governamental do primeiro ano do "Programa Crack, é possível vencer", realizou-se a maior oferta do curso. Foram oferecidas 70.000 vagas e selecionados 71.856 educadores de 9.202 escolas entre 112.925 inscritos, o que representou, também, um número recorde de candidatos ao curso.