Smaller Default Larger

Os projetos de pesquisa são desenvolvidos por professores pesquisadores e/ou pesquisadores em formação cursando o Mestrado ou o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura do PCL/IP/UnB.

Projetos de pesquisa realizados junto ao PPG PsiC:

Drogas, Juventude e Complexidade – desenvolve estudos sobre a drogadição na adolescência. A problemática das drogas/álcool é investigada enquanto objeto transdisciplinar, sob a ótica do pensamento complexo. A pesquisa extrapola a questão específica da dependência de substâncias, investigando a temática mais ampla das adições e da ressonância do fenômeno das drogas no tecido sociofamiliar e nas redes sociais de adolescentes em situação de risco. Investiga metodologias de intervenções clínicas de prevenção, tratamento e redução de danos, em diferentes contextos: família, escola, saúde, justiça.

Insere-se nesta linha de pesquisa o projeto Escolas em Rede na Prevenção da Drogadição, com apoio do CNPq – bolsa de produtividade em pesquisa P/Q da Profa. Maria Fátima Olivier Sudbrack (2008/2010).

Adolescentes em conflito com a lei: construções identitárias no contexto da exclusão social e da violência – propõe estudos relativos à condição subjetiva e relacional de adolescentes envolvidos com atos infracionais, na perspectiva sistêmica e da complexidade. A família e a justiça colocam-se como contextos de destaque na busca de significação e de ressignificação da passagem ao ato de adolescentes que, marcados pela condição de pobreza, exclusão social e violência, vivem o paradoxo da busca da lei através da transgressão. As temáticas investigadas situam-se em dois níveis: a) construções identitárias de adolescentes em conflito com a lei: dinâmicas familiares; sofrimento por mortes violentas; significações do trabalho; paternidade adolescente; o ato infracional, a drogadição e a questão do sujeito. b) construções teórico-metodológicas em psicologia jurídica sobre medidas socioeducativas, drogas e atos infracionais, a função paterna no contexto da justiça; políticas públicas intersetoriais na área da infância e da juventude.

Participação em pesquisas com outras Universidades

  • Levantamentos Nacionais do Uso de Drogas entre Escolares nas Capitais Brasileiras: pesquisa epidemiológica nacional/execução da coleta de dados no Distrito Federal (1997, 2004) em parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (CEBRID/UNIFESP (SP).
  • Levantamentos do Uso de Drogas entre Crianças e Adolescentes em situação de Rua nas Capitais Brasileiras: pesquisa epidemiológica nacional/execução da coleta de dados no Distrito Federal (1998, 2003) em parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (CEBRID/UNIFESP (SP).