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Apresentação
O PRODEQUI é um laboratório do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura/PPG PsiCC, do Departamento de Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi criado em 1991, com o objetivo de desenvolver atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão sobre o tema das dependências químicas. As atividades realizadas neste laboratório objetivam contribuir com a evolução da abordagem científica das questões referentes ao envolvimento do ser humano com as drogas, em suas diferentes dimensões.

No contexto da Psicologia Clínica, privilegia-se o estudo da dimensão do sofrimento psíquico do sujeito, da família e dos demais contextos onde o consumo de drogas se expressa como problema, buscando construir bases teórico-metodológicas para intervenções tanto preventivas como terapêuticas na área.

Entendendo a problemática das drogas/álcool em uma perspectiva da complexidade, nos propomos a realizar uma leitura sistêmica da questão, vislumbrando um vasto campo de investigação, uma riqueza de possibilidades de intervenção e, sobretudo, muitos desafios.

Nosso objeto amplia-se, assim, da questão específica da dependência de substâncias para o tema mais amplo das adições e da ressonância do fenômeno das drogas no tecido social. Interessando-nos, sobremaneira, a construção de metodologias de intervenções sistêmicas e comunitárias de prevenção da marginalização social dos sujeitos, grupos e comunidades, com especial investimento na interface drogas-violência na população de adolescentes e jovens.

O fenômeno das drogas, definido enquanto objeto complexo de investigação e de intervenção nos remete, inevitavelmente, a interfaces com as demais áreas do conhecimento científico as quais encontram neste laboratório um fértil espaço para elaboração de propostas multi, inter e transdisciplinares. Estas se viabilizam e se concretizam no decorrer dos diferentes projetos e grupos de trabalho, num processo de co-construção permanente, atendendo tanto a demandas sociais como a demandas acadêmicas, o que vem permitindo uma ampliação do campo da Psicologia Clínica em resposta e sintonia aos desafios da cultura na contemporaneidade.