Smaller Default Larger

APRESENTAÇÃO

O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

A execução está sob a responsabilidade técnica da Universidade de Brasília (UnB) por meio do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas/PRODEQUI do Instituto de Psicologia (IP/PCL).

É oferecido na modalidade a distância, entre os meses de fevereiro a outubro de 2014, com carga horária de 180 horas. Destina-se a 50 mil educadores de escolas públicas estaduais e municipais das seguintes Unidades da Federação: Espírito Santo, São Paulo, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.

Texto de divulgação

TÍTULO DO CURSO

CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS – 6ª EDIÇÃO 2014

·  Parceiros – SENAD/MEC/Universidade de Brasília (PCL/IP/UnB/Prodequi)

·  Público-alvo – Professores de Escolas Públicas.

·  Vagas – 50.000

·  Carga horária – 180h

OBJETIVOS GERAIS

·       Capacitar profissionais das Escolas Públicas para trabalharem coletivamente na prevenção do uso drogas, por meio do fortalecimento da escola na promoção da saúde e da educação integral.

·       Contribuir para o fortalecimento da comunidade escolar no desenvolvimento da política de prevenção do uso de drogas por meio do aperfeiçoamento e implementação dos projetos de prevenção construídos coletivamente e coordenados pelos educadores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1)   Fornecer subsídios para que os educadores capacitados possam atuar como multiplicadores na promoção da saúde integral com ênfase na prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto da escola.

2)   Capacitar para a abordagem de situações relacionadas ao envolvimento com drogas e problemas decorrentes para o adequado encaminhamento à rede de serviços de atenção aos usuários e familiares.

3) Capacitar educadores para a promoção de fatores de proteção no âmbito escolar com vistas à promoção da saúde integral e à prevenção do uso de drogas.

4)   Orientar os educadores com subsídios teórico-metodológicos para a construção do projeto de prevenção do uso de drogas integrado ao Projeto Político-Pedagógico da escola.

5) Oferecer subsídios teórico-metodológicos à implementação dos projetos de prevenção do uso de drogas nas escolas.

ESTRUTURA DO CURSO

Os módulos de 1 a 4 têm carga horária de 120h.

Módulo 1 – O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas públicas

Unidade 1: A escola e o educando

Unidade 2: Conhecendo o adolescente

Unidade 3: Adolescente e a proteção no âmbito das políticas públicas

Unidade 4: A escola em rede: legislação e políticas integradas na prevenção do uso de drogas

Módulo 2 – Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção

Unidade 5: O que são as drogas?

Unidade 6: As relações com as drogas e as diferentes abordagens

Unidade 7: O uso de drogas no Brasil

Unidade 8: Redes sociais e prevenção do uso de drogas no contexto da escola

Módulo 3 – A prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais

Unidade 9: Modelo sistêmico e da educação para a saúde na prevenção

Unidade 10: Mobilizando redes sociais no trabalho comunitário

Unidade 11: Acolhendo adolescentes em situação de risco

Módulo 4 – Ações preventivas do uso de drogas na escola

Unidade 12: Integrando a prevenção no currículo escolar

Unidade 13: Apostando na participação juvenil

Unidade 14: Resgatando a autoridade na família e na escola

Unidade 15: Fortalecendo a escola e na comunidade

Unidade 16: Construindo o projeto da escola sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas

O módulo de 5   tem carga horária 60h e refere-se à aplicação prática na escola.

Módulo 5 – Implementando ações do projeto de prevenção do uso de drogas da escola

ETAPA 1: Socializando o projeto na comunidade escolar: ampliando reflexões e parcerias

ETAPA 2: Implementando ações preventivas – da teoria à prática

METODOLOGIA

O Curso é oferecido na modalidade a distância por meio da Plataforma Moodle e com apoio de material didático impresso e mídia (DVD) e acompanhamento tutorial por todo percurso de aprendizagem do educador-cursista. Este ambiente é composto por conteúdos, recursos didáticos e dispositivos interativos online que oportunizam a aprendizagem de conceitos e metodologias no âmbito da prevenção do uso de drogas.

MATERIAL DIDÁTICO

- 1 livro-texto contendo 16 unidades;

- 1 DVD com 16 vídeos (indutores temáticos);

- 1 Caderno de Orientações: Construindo o Projeto de Prevenção do Uso de Drogas da Escola.

CERTIFICAÇÃO

Certificado emitido pela Universidade de Brasília, com carga horária de 180h para os educadores-cursistas concluintes.